O projeto “Memórias em VHS” tem como objetivo preservar e divulgar a rica herança cultural de Curaçá-Bahia, resgatando gravações em fitas VHS que documentam tradições, celebrações e práticas culturais do nosso município. A partir dessas fitas, serão digitalizados e editados vídeos para um documentário destacando as memórias e expressões identitárias do povo curaçaense. Além da restauração das gravações, o projeto incluirá entrevistas com moradores que vivenciaram esses eventos, oferecendo um olhar atual sobre as tradições e mudanças culturais ocorridas ao longo do tempo. O projeto nasceu da necessidade de salvaguardar parte do patrimônio cultural de Curaçá gravadas por personagens do cotidiano da cidade, levando essas memórias e histórias para além dos arquivos pessoais, proporcionando a sua difusão para o conhecimento e apreciação das novas gerações e da sociedade como um todo.
Projeto aprovado através do Edital 01/2024 Nega do doce da Politica Nacional Aldir Blanc (PNAB).
“Além do Óbvio” é um projeto fotográfico que busca retratar pessoas da cidade de Curaçá, Bahia, normalmente negligenciadas ou considerados “desimportantes”, mas que, na visão do fotógrafo, possuem grande significado cultural, social e estético. Através de uma série de fotos, o projeto visa transformar o cotidiano simples e marginalizado em uma expressão artística rica, que provoca reflexão sobre o valor das pequenas coisas e daqueles que, frequentemente, são ignorados. Este projeto busca destacar as histórias, lutas e a importância de figuras que, embora sejam desconsideradas, são fundamentais para a organização e desenvolvimento da vida urbana. A proposta é humanizar essas pessoas, desconstruindo a ideia de que elas são irrelevantes e colocá-las em evidência para a coletividade. Ao documentar a vida desses “desimportantes”, a exposição contribuirá para despertar um olhar sensível e poético sobre o que, à primeira vista, pode parecer insignificante.
Projeto aprovado através do Edital 01/2024 Nega do doce da Politica Nacional Aldir Blanc (PNAB).
O livro “Quadrilheira: A Arte do Movimento e da Cultura Popular”, uma obra que exalta com sensibilidade e profundidade as tradições juninas e a riqueza cultural do povo nordestino, especialmente do município de Curaçá, na Bahia. É um verdadeiro passeio pelos arraiais da memória afetiva e coletiva, narrando histórias de resistência, arte e identidade que marcam as quadrilhas juninas da região. Com projeto gráfico e imagens assinadas por Frameron, a publicação ganha uma estética vibrante que acompanha o ritmo e a beleza das danças populares.
A obra apresenta um olhar plural sobre diferentes grupos culturais, como a Quadrilha Amor Caipira, Nova Geração, Luar do Sertão, Quadrilha do Sítio do Alexandre e o retorno da histórica Junina G-DECC. São narrativas reais, ilustradas com fotos e depoimentos, que revelam como o São João é vivido com paixão, criatividade e sentido de comunidade.
Projeto aprovado através do Edital 01/2024 Nega do doce da Politica Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Edital de Fomento à Cultura Nega do Doce. Direção: Sivaldo Manoel. Filmagem: FrameRon – Ronie Von Junior. Roteiro: Sivaldo Manoel. Música: Músicas tradicionais do Toré e das manifestações da comunidade ATIKUN. Entrevistados: Djanira Diniz, Djania Diniz, Martins Antônio. Agradecimentos: À comunidade indígena Atikun, pela força de sua resistência, pela preservação de sua ancestralidade e por manter viva, no território de Curaçá, uma cultura que atravessa gerações e fortalece nossa identidade coletiva. Apoio: Acervo Curaçaense, FrameRon, Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Curaçá.http://Veja vídeo aqui: https://youtu.be/y9gedD-rMdw